Perder um ou mais dentes é algo extremamente desagradável para qualquer pessoa, pois traz problemas não apenas estéticos, mas também funcionais. No mais, as soluções tradicionais como usar uma ponte ou dentadura completa ou parcial não é algo muito interessante, já que podem ser de difícil adaptação.

A boa notícia é que existe uma moderna e segura opção para substituir seus dentes naturais: os implantes dentários. Trata-se de uma técnica muito mais natural do que o uso de dentaduras, uma vez que os dentes artificiais são presos diretamente na mandíbula.

Interessante, não? Então, para saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir este nosso novo conteúdo. Aqui você vai descobrir o que são os implantes dentários e os seus principais benefícios.

Boa leitura!

O que são os implantes dentários

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal posicionados (encaixados e parafusados), por meio de cirurgia no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. E, uma vez colocados, permitem ao dentista encaixar dentes substitutos sobre eles.

Geralmente, é usado o titânio, material biocompatível, aceito e assimilado pelo organismo de maneira natural, sem apresentar riscos de reação ou rejeição.

Essa técnica é indicada para todos, desde que tenham uma boa saúde, uma mandíbula completamente desenvolvida e gengivas saudáveis para sustentar os implantes.

Como funcionam os implantes dentários

Para muitas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são desconfortáveis e inviáveis, por conta da dor ou dificuldade de adaptação. No mais, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes laterais, o que faz com que seja necessária uma preparação e desgaste dos dentes naturais existentes.

Mas para receber os implantes dentários, é preciso apenas que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-los.

Hoje, o tipo mais recomendado de implante dentário é o ósseo integrado. Ele é feito diretamente no osso maxilar e após o período da osseointegração (integração ao osso), que leva em média  de 4 a 6 meses, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal.

Nessa segunda etapa do procedimento, o dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e conecta um ou mais dentes artificiais.

Os implantes dentários podem ser realizados no próprio consultório com o uso de anestesia local ou no hospital com o uso de anestesia geral, dependendo das particularidades de cada caso.

No pós-operatório é necessário o uso de analgésico, antibiótico e anti-inflamatório, bem como repouso. Porém, no dia seguinte, o paciente já pode voltar para as atividades de rotina, mas com moderação. E claro, é preciso seguir todas as recomendações do seu dentista referente à higiene bucal, como escovação e uso do fio dental.

Benefícios dos implantes dentários

Entre os principais benefícios dos implantes dentários podemos citar:

1. Melhora a mastigação

A principal vantagem dos implantes é, sem dúvida alguma, o restabelecimento da mastigação. Com eles, é possível ao paciente morder com mais ou menos a mesma quantidade de força que teria com seus dentes naturais, deixando o ato de comer mais confortável e eficaz.

O procedimento devolve a capacidade de utilizar todos os dentes e movimentar toda a mandíbula para se alimentar, sem sobrecarregar nenhum músculo.

2. É uma técnica é segura e praticamente indolor

Se engana quem pensa que colocar implantes dentários é sinal de sofrimento. A técnica é praticamente indolor e, como já mencionado, é feita sob anestesia, garantindo mais conforto ao paciente.

Além disso, o procedimento é realizado no tecido ósseo, uma região onde existem poucos nervos e por isso sente-se menos dor.

3. Tem altas taxas de sucesso e durabilidade

Cerca de 98% dos procedimentos de implante dentário são bem sucedidos e podem durar por toda a vida, desde que realizados por profissionais qualificados e que o paciente siga todas as instruções e cuidados recomendados.

4. Preserva a estrutura óssea

O implante dentário ajuda na preservação da estrutura óssea, que não sofre dano algum.. Assim, os dentes naturais que restam na boca não têm a sua morfologia alterada.

E aqui vale destacar que seu maxilar precisa da estimulação que recebe dos seus dentes no momento da mastigação e os implantes dentários são a única opção de substituição dentária que também substitui a estimulação óssea da mandíbula, ajudando na preservação da massa óssea.

5. Garante a estabilidade da arcada

As próteses utilizadas nos implantes dentários garantem a estabilidade da arcada, já que funciona como uma raiz natural, permitindo que a arcada se estabilize e que os dentes naturais não sofram alterações.

6. Preserva o formato do rosto

Os dentes ajudam a sustentar a estrutura facial e quando você perde um ou mais dentes,  o rosto acaba mudando de forma e fazendo você parecer mais velho.

E como os implantes dentários fornecem um suporte semelhante ao dos dentes naturais, eles evitam que o rosto mude de forma.

7. Melhora a fala e a comunicação do paciente

A falta de dentes na boca pode atrapalhar a fala e a fonética das palavras Já as próteses removíveis (dentaduras), dificultam a pronúncia das palavras.

Porém, com os implantes dentários e a arcada completa novamente, é possível pronunciar as palavras com mais clareza, sem problemas fonéticos, adquirindo mais segurança e tranquilidade.

8. Corresponde aos seus dentes naturais

Os implantes dentários vêm em uma ampla variedade de formas e tamanhos e por isso,  ninguém além de você e seu dentista saberá quais dentes são implantes e quais são naturais.

9. Fácil de cuidar

Dentes artificiais são mais fáceis de cuidar. Basta escovar e usar o fio dental como você faria normalmente.

10. Uma solução permanente para a perda de dentes

Outras opções de substituição de dentes naturais vão precisar de reparo ou troca com o decorrer do tempo, mas os implantes dentários podem durar por toda a vida.

Assim, se você está precisando substituir seus dentes, deve considerar os implantes dentários. Eles devolvem a funcionalidade dos dentes, o sorriso e a autoestima!

E para você descobrir se você é um bom candidato para implantes dentários, agende uma consulta e venha conversar com a gente . Teremos prazer em atendê-lo!

Deixe uma resposta