Implante de Dente em Londrina

Implantes Dentários em Londrina: tudo que você sempre quis saber

Um belo sorriso pode abrir muitas portas, faz bem para a autoestima e traz mais confiança. É bom para a vida profissional, social e também afetiva. E é em busca do sorriso perfeito e harmonioso que o implante dentário se mostra uma excelente opção. Porém, muitas pessoas ainda desconhecem a técnica e têm muitas dúvidas sobre o implante de dente em Londrina.

Pensando nisso, elaboramos este texto com tudo que você precisa e sempre quis saber sobre implante de dentes. Acompanhe, saiba mais e prepare-se para sorrir.

Boa leitura!

Você sabe o que é o implante de dente?

De forma simples, podemos dizer que o implante dentário é um suporte ou estrutura de metal posicionado (encaixados e parafusados), por meio de cirurgia no osso maxilar abaixo da gengiva para assim, substituir as raízes dentárias. E, uma vez colocado, permite ao dentista encaixar dentes substitutos (próteses) neles.

Geralmente, o metal usado é o titânio. Trata-se de um material biocompatível, aceito e assimilado pelo organismo de maneira natural, sem apresentar riscos de reação ou rejeição.

implantes dentários londrina

Quanto tempo demora se, para colocar um implante dentários?

Em média um implante dentário , poder ser fixado em menos de 30minutos a 40 minutos.

Quando o implante dentário é indicado?

Para muitas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são desconfortáveis e inviáveis, por conta da dor ou dificuldade de adaptação. No mais, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes laterais, o que faz com que seja necessária uma preparação e desgaste dos dentes naturais existentes. Assim, nesses casos o implante de dente se apresenta como a melhor opção.

O implante de dente é indicado quando o paciente perdeu um ou mais dentes, por  motivos como:

  • Cáries que destroem os dentes;
  • Periodontite, que faz com que os dentes fiquem moles e caiam;

Trata-se de um procedimento descomplicado e seguro, que oferece ao paciente a oportunidade de voltar a ter um sorriso saudável, bonito e cheio de confiança.

Qual a idade ideal para se fazer implante de dente?

Não existe uma idade máxima para uma pessoa fazer um implante de dentes. No entanto, ele não é recomendado para mulheres menores de 17 anos e homens menores de 18 anos.

É muito dolorido o ato cirúrgico, eu posso sentir dor durante a cirurgia?

O implante de dente não dói porque o cirurgião dentista aplica anestesia no local. Porém, é comum que o paciente sinta alguma dor ou desconforto após o procedimento.

A dor poderá durar cerca de 5 dias e para amenizá-la, podem ser feitas compressas frias, bem como o uso de analgésico e anti-inflamatório.

MAPE
CLÍNICA DE ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA EM IMPLANTE DENTÁRIO

Quais os benefícios do implante de dentes?

Entre os principais benefícios dos implantes dentários podemos citar:

1. Melhora a mastigação

Sem dúvida alguma, o restabelecimento da mastigação é a principal vantagem do implante de dente. Com ele, o paciente consegue morder com mais ou menos a mesma força que faria com seus dentes naturais.

O implante de dentes devolve a capacidade de utilizar todos os dentes e movimentar toda a mandíbula para se alimentar, sem sobrecarregar nenhum músculo.

2. É uma técnica é segura e praticamente indolor

Colocar implantes dentários não significa dor. A técnica é praticamente indolor e é feita sob anestesia, garantindo mais conforto ao paciente.

No mais, o procedimento é realizado no tecido ósseo, uma região onde existem poucos nervos e por isso sente-se menos dor.

3. Tem altas taxas de sucesso e durabilidade

Cerca de 98% dos procedimentos de implante dentário são bem sucedidos e podem durar por toda a vida. Mas claro, isso só é possível quando são realizados por profissionais capacitados e que o paciente siga as recomendações do dentista após o procedimento. 

4. Garante a estabilidade da arcada

As próteses utilizadas nos implantes dentários garantem a estabilidade da arcada, já que funciona como uma raiz natural. Com isso, é possível estabilizar a arcada e fazer com que os dentes naturais não sofram alterações.

5. Preserva o formato do rosto

Os dentes ajudam a sustentar a estrutura facial e quando você perde um ou mais dentes,  o rosto acaba mudando de forma e fazendo você parecer mais velho.

Mas como os implantes dentários oferecem um suporte semelhante ao dos dentes naturais, o rosto não muda de forma.

6. Melhora a fala e a comunicação do paciente

A falta de dentes na boca, bem como as  próteses removíveis (dentaduras), pode atrapalhar a fala e a fonética das palavras.

No entanto, com o implante de dente e a arcada completa novamente, é possível pronunciar as palavras com mais clareza, sem problemas fonéticos, adquirindo mais segurança e tranquilidade.

7. Corresponde aos seus dentes naturais

Os implantes de dentes vêm em uma ampla variedade de formas e tamanhos e por isso,  ninguém além de você e seu dentista saberá quais dentes são implantes e quais são naturais.

8. Fácil de cuidar

Dentes artificiais são mais fáceis de cuidar. Basta escovar e usar o fio dental como você faria normalmente.

Quais os tipos de próteses que podem ser confeccionada sobre implantes dentários?

Coroa de porcelana sobre implante, unitário ou múltiplas.

Dentadura implantada, existem 3 tipos de dentadura que podem ser confeccionada  sobre implantes.

Dentadura parafusada, o famoso protocolo, esta prótese é feita sobre 4 ou 5 implantes, sobre estes implantes, é confeccionada uma barra de ferro, sobre esta barra de ferro é confeccionado uma dentadura, que pode ser feita de acrílico estrutura e dentes e pode ser confeccionada de porcelana a estrutura e os dentes. Este protocolo é parafusado sobre os implantes, dando total firmeza ao mastigar e falar.

implantes dentarios londrina

Dentadura overdenture barra clipe, a ovendenture é uma dentadura convencional, que é confeccionada sobre dois implantes, após a osseointegração é confeccionada uma barra, ligando os dois implantes, sobre esta barra é confeccionada uma dentadura convencional de acrílico que tem um clipe dentro da dentadura que clipa a barra, dando firmeza ao mastigar falar, sorrir, neste caso o paciente consegue retirar esta dentadura para higienizar.

Como é feita a cirurgia de implantes Dentários?

Os implantes fixados no osso, através de uma cirurgia com anestesia local, em consultório. Por um especialista em Implantodontia da Mape Odontologia Especializada.

Qualquer pessoa pode fazer implantes Dentários?

Sim qualquer pessoa que esteja em um bom estado de saúde geral. Pacientes com Diabetes não controlada , pacientes que fazem uso de remédio para osteoporose (alendronato), pacientes que estão com imunidade baixa, infecção, e fumantes, são contra indicados para a realização de cirurgia de implantes.

Quais os exames adotados pela Mape Odontologia Especializada, para uma futura cirurgia de instalação de implantes dentários?

Primeira consulta, o paciente será avaliado, por um Implantodontista da MAPE Odontologia, especializado, onde ele fará um exame clinico detalhado da saúde bucal, após o exame clinico, será solicitado uma tomografia computadorizada Cone Beam, onde será avaliado a largura e a altura do osso,  nesta exame o implantodontista consegue mensurar, se há ou não necessidade de se fazer enxertia de osso, se o osso do paciente preenche os requisitos da técnica de implantodontia que será empregada. 

Após analisado a tomografia, o Implantodontista da MAPE Odontologia, solicitará um hemograma completo, paciente será encaminhado para um médico para o médico fazer um risco cirúrgico, após todos os exames realizados, caso o paciente não tenha nenhuma contra indicação será agendado a cirurgia.

Quais são os tipos de implante dentário?

O dentista que deverá decidir, diante do caso do paciente, qual será o tipo de implante de dente utilizado. Mesmo assim, é interessante saber quais são os tipos de implante dente existentes:

1. Implante unitário simples

Quando é necessário repor um único dente, esse procedimento é o indicado. Nele, é utilizado um pino para que substitua o dente que foi perdido, e depois de um período de 02 ou 03 meses insere-se a prótese.

Neste tipo de implante de dente é aconselhável que ele seja realizado assim que se perde o dente, para que não haja chances de absorção do osso maxilar pelo organismo.

2. Implante duplo

Caso o paciente perca três dentes consecutivos,dependendo da condição do osso,  pode-se utilizar apenas dois pinos. Fazendo com que o dente do meio fique apoiado apenas na gengiva.

Esse tipo de implante de dente é uma alternativa que reduz o custo do tratamento.

3. Implante com prótese protocolo

Esse procedimento é indicado para casos em que grande parte dos dentes já está comprometida. Utiliza-se de 4 a 8 implantes para sustentar uma prótese total fixa, de forma que pareça bastante natural e oferece grande segurança para o paciente.

No entanto, para que esse tipo de implante de dentes funcione e tenha sucesso, é necessário que os ossos estejam saudáveis. 

4. Implante com prótese overdenture

Esse procedimento possui um preço mais baixo e utiliza o modelo overdenture, em que é possível fazer de 2 a 6 implantes, em que são encaixados a prótese total.

Ele funciona como uma dentadura fixa, oferecendo segurança ao mastigar. Porém, com a vantagem de poder ser retirada para facilitar a higienização.

5. Implante zigomático

Esse tipo de implante dentário é indicado para pacientes que sofrem de atrofia maxilar, que assim dispensa a necessidade do enxerto ósseo. Nele, a fixação do pino ocorre no osso zigomático, região conhecida como maçã do rosto.

Qual tempo de recuperação, para eu voltar as minhas atividades?

Em média 3 dias de repouso absoluto, passado os 3 dias, deverá manter um repouso parcial, evitando atividade físicas, por 7 dias. Ex: academia, serviço braçal, Futebol e corrida. Cirurgias grande com mais de 4 implantes, em média 7 dias de repouso e mais 4 dias de repouso parcial.

É normal doer forte após a cirurgia de colocação de implante?

É normal sentir um desconforto na área que foi implantada, e as vezes apresentar dor controlada, que geralmente é extinguida totalmente ou parcialmente por analgésicos indicados pelo Implantodontista. Após a cirurgia o implante não pode doer forte como se fosse uma dor dente.

Quanto tempo após a cirurgia, posso colocar a prótese sobre a o implante?

Existem situações onde a cirurgia foi favorável a cagar imediata , caso a cirurgia preencha todos os requisitos de uma carga imediata , podemos moldar e confeccionar uma prótese que ficara pronta em 2 dias.

Caso não dê para fazer a cara imediata se faz necessário aguardar o tempo de osseointegração do osso , junto ao implante.

O que seria a osseointegração?

É o tempo que o organismo demora para formar osso, ao redor do implante instalado no osso.

Maxila (parte superior) a osseo integração demora 6 meses.

Mandibula (parte inferior) a osseointegração demora 4 meses.

Após a osseointegração podemos confeccionar ou uma coroa de porcelana sobre o implante ou uma dentadura implantada o famoso protocolo.

Como é feito o implante de dente?

Um implante de dente é feito no consultório odontológico em etapas, quais sejam:

Fase cirúrgica

O implante dentário é uma cirurgia, porém não se trata de um procedimento demorado, podendo durar cerca de 20 minutos.

Para começar, é aplicada anestesia local para garantir que o paciente não sinta dor ou desconforto. Depois, é feita uma pequena incisão e são utilizadas brocas para fazer a perfuração do osso e a inserção do pino de titânio.

Para finalizar, o cirurgião dentista faz a sutura na região.

Reabertura

Após três semanas, ou um pouco mais dependendo da osseointegração e da marca do implante, o paciente retorna ao consultório para a segunda fase do procedimento.

Nele, o dentista reabre o caminho para que os implantes possam receber as próteses dentárias.

Colocação das próteses

Após a cicatrização da gengiva, chega a fase final do procedimento que é a colocação das próteses.

O dentista confecciona as próteses e as coloca nos implantes dentários, o que pode levar de duas a três sessões.

Quais os materiais usados na confecção das próteses dentárias?

As próteses dentárias podem ser de dois tipos:

  • Prótese de resina: de menor custo, porém com menor durabilidade. Pode acontecer de que, com o passar do tempo ela fique porosa e amarelada.
  • Prótese de porcelana: apesar de mais cara, apresenta uma maior durabilidade (10 anos ou mais, dependendo do caso) e é bem parecida com um dente natural. 

Quais os cuidados devem ser tomados pelo paciente antes do implante de dentes?

Se você deseja realizar um implante dentário, deve se consultar com um dentista capacitado para a realização do procedimento. Ele irá avaliar seu caso, definindo a quantidade de dentes que serão substituídos e a localização deles.

A estrutura óssea do paciente será por meio de uma tomografia computadorizada para que seja avaliada a qualidade do osso onde será fixado o implante dentário. No caso de ossos fracos ou finos poderá ser necessária a realização de um enxerto ósseo feito com material retirado da própria pessoa.

É também, por meio da tomografia, que são selecionados o modelo e o tamanho do implante dentário, bem como o tamanho das brocas que serão usadas durante o procedimento.

Deve ser avaliada também a necessidade de algum tratamento de gengiva, restaurações, etc.

O que é implante dentário com carga imediata?

O implante dentário com carga imediata é aquele no qual se coloca a prótese no pino logo após o ato cirúrgico. Ou seja, o processo é mais rápido.

Porém, a técnica possui algumas restrições, principalmente no que diz respeito a localização do implante, condições de saúde do paciente e o estado do osso que receberá o implante.

O que o paciente deve fazer antes do implante de dente?

Nos dias anteriores ao implante dê preferência a alimentos mais leves. Isso evita que os medicamentos e a alimentação após a cirurgia tragam algum desconforto gastrointestinal.

E claro, é essencial que o paciente cuide de sua saúde bucal, mantendo os dentes limpos, usando  fio dental e fazendo bochechos com anti séptico bucal.

Como é o pós-operatório do implante de dente?

Após o implante de dentes os seguintes cuidados devem ser seguidos:

  • Evite alimentos muito doces, salgados ou crocantes;
  • Evite bebidas quentes;
  • Dê preferência a comidas pastosas;
  • Beba muita água;
  • Evite fumar,
  • Evite abrir muito a boca ou tocar a região do implante com a língua ou com os dedos.
  • Evite fazer exercícios físicos na primeira semana após o procedimento;
  • Tome corretamente os medicamentos indicados pelo cirurgião dentista.

E atenção: para o sucesso do implante de dentes é fundamental que o paciente siga todas as recomendações do cirurgião dentista.

Quando um implante dentário não é recomendado?

O implante de dente não é indicado para pacientes que sofrem de problemas cardíacos de alto risco, diabéticos não tratados, durante a quimioterapia ou em caso de osteoporose.

Quanto custa um implante de dente em Londrina?

O preço varia de acordo com o tipo de implante de dentes realizado e da complexidade do caso, além de outros fatores, como experiência do profissional, estrutura da clínica e tipo de material utilizado, se é nacional ou importado.

Assim, para saber o preço de um implante de dente em Londrina você deve fazer uma avaliação no seu dentista. Só ele poderá orientá-lo não apenas sobre o tipo de implante a ser feito, como também quais os custos envolvidos.

Onde fazer implante de dente em Londrina?

Ao escolher um dentista para cuidar de seu sorriso, lembre-se sempre de pesquisar muito bem todos os profissionais indicados. 

Por mais que você deseja mudar o seu sorriso em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento dentário, como um implante de dente, precisa de uma boa avaliação do caso antes de ser realizado.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual dentista escolher para fazer seu implante de dente em Londrina, nós te ajudamos nessa escolha.

A Mape Odontologia Especializada em Londrina, nasceu com intuito de buscar sempre a excelência em todas áreas e levar o que existe de mais moderno na Odontologia.

Com uma equipe de profissionais altamente capacitados e especializados nas diversas áreas da Odontologia, temos como missão oferecer um atendimento de excelência e diferenciado, uma experiência humanizada, priorizando a sua saúde bucal, satisfação e bem-estar.

Esse é o compromisso da Mape Odontologia Especializada. Assim, se você procura por implante de dente em Londrina, entre em contato e agende sua avaliação.

× Agendar Consulta