Se o seu desejo é ter um sorriso perfeito, você certamente já ouviu falar em lentes de contato dental e facetas laminadas, certo? Afinal, são tratamentos rápidos, com resultados naturais e duradouros.

Porém, é normal ter dúvidas sobre qual desses procedimentos é o mais adequado para cada caso.

Assim, pensando nisso, vamos te explicar, de forma breve, as diferenças entre lentes de contato dental e facetas laminadas. Dessa forma, você terá mais segurança na hora de conversar com seu dentista e juntos, optarem por um ou outro procedimento.

Acompanhe!

Quais as indicações de uso das facetas e lentes de contato?

As facetas e as lentes de contato são feitas em porcelana e são indicadas para corrigirem  dentes assimétricos, como por exemplo um dente maior que o outro, dentes escurecidos e resistentes ao clareamento dental e fechamento do espaço entre os dentes (diastemas).

Ambas servem ainda para alterar o formato dos dentes e dar maior harmonia ao sorriso.

No entanto, são contraindicadas para pacientes que têm os dentes muito comprometidos, com cárie ou restaurações. Nesses casos, coroas em porcelana são mais indicadas, pois abrangem todo o dente e não só a parte da frente. Também não são indicadas para pacientes com mordida desequilibrada ou que não possuem boa saúde gengival.

Mas qual a diferença entre elas?

As facetas e as lentes de contato são feitas de porcelana e são coladas na frente dos dentes, porém o que diferencia uma da outra é a necessidade de desgaste dental e a espessura.

As facetas, que possuem uma espessura média de 7 mm, requerem maior desgaste dos dentes, sendo indicada para dentes que possuem múltiplas restaurações, ou que a cor esteja muito alterada, escurecida.

Já as lentes de contato não requerem nenhum preparo e são extremamente finas, chegando a ter 0,2 mm, mais fina que uma unha. São indicadas para imperfeições mais suaves no sorriso e, apesar de extremamente finas, são tão resistentes e duradouras quanto as facetas.

E se você se preocupa com os riscos das lentes ou facetas caírem, saiba que com o avanço da tecnologia dos materiais utilizados, esse risco é extremamente baixo. Se o paciente não tem hábitos como roer unha e morder caneta, e tem uma mordida equilibrada, o risco das lentes de contato ou facetas caírem é praticamente nulo.

Quais os cuidados que  devem ser tomados para não prejudicar as facetas e as lentes?

É importante procurar o dentista a cada seis meses e, além disso,  o paciente deve manter uma boa saúde gengival, usar escovas extra macias,não esquecer do fio dental e evitar roer unhas e morder objetos ou abrir embalagens com os dentes.

Por fim, é bom destacar que quem realiza esses tratamentos estéticos pode se alimentar normalmente, pois os materiais são muito resistentes e podem durar 15 anos ou mais.

Gostou de saber mais sobre as lentes de contato e facetas laminadas? E para saber mais, marque uma consulta e venha conversar com a gente . Teremos prazer em atendê-lo e te ajudar a ter o sorriso dos seus sonhos.

Coloque aqui o link para o site da clínica.

Deixe uma resposta